ROTARY DEBATE A EDUCAÇÃO EM RIO DO SUL

por Rotary Club de Rio do Sul

Os Desafios da Educação, este foi o tema do programa da noite da reunião ordinária do Rotary Club de Rio do Sul do dia 22 de julho. A palestra foi proferida pela Secretária Municipal de Educação, professora Viviane Knihs Brandt.

Viviane iniciou apresentando a estrutura da Secretaria sob cuja responsabilidade encontram-se 27 unidades de ensino, sendo 19 de Educação Infantil, quatro de Educação Infantil e Ensino Fundamental e quatro de Ensino Fundamental. Destas, três unidades atendem em período integral.

São 6.489 alunos no total, sendo 3.276 na Educação Infantil e 3.213 no Ensino Fundamental.

Um dos desafios apresentados pela palestrante é a Educação Especial. Para superá-lo, serão implantadas nas escolas as Salas de Suporte Sensorial, que são espaços acolhedores, com materiais específicos, que atendem a necessidade dos educandos, sob a orientação de um profissional habilitado em Educação Especial.

Outro grande desafio é a Educação em Tempo Integral para as crianças de famílias que necessitam desse atendimento. Atualmente são atendidos 965 alunos em tempo integral em três unidades de educação do município. Para o próximo ano, mais uma unidade deverá atender nesse sistema.

Outro “imenso” desafio, segundo a Secretária, é a infraestrutura. Há necessidade de reparos e reformas em todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Rio do Sul, que vão desde telhados, parte elétrica e hidráulica, até consertos de janelas, portas, banheiros e parques. Além disso, é necessária a aquisição de brinquedos e material didático pedagógico.

A professora Viviane respondeu aos diversos questionamentos feitos, recebeu a promessa de um projeto do Rotary para a doação de uma Sala Sensorial à SME, e finalizou dizendo que o objetivo da atual gestão é proporcionar para as crianças um ambiente agradável e aconchegante, onde a aprendizagem ocorra com propósito, na preparação dos estudantes para o futuro, com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, que farão a diferença na sociedade.

O presidente Alwin Luiz Bernardi finalizou a reunião citando Nelson Mandela, quando disse: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

O jantar da noite esteve sob a responsabilidade dos companheiros Claudio Cesar Cavilha e Erly Teiss e do convidado Nilson Teiss.

Por Xico Stocker

Fotos

Localizar site dos clubes