O Distrito 4652, é o único no Brasil, que tem um rotariano, que figura entre os 100 rotarianos mais famosos do mundo

Willy Alfredo Zumblick - Guia das Artes
Willy Alfredo Zumblick - Guia das Artes

Você sabia que o Distrito 4652, é o único no Brasil, que tem um rotariano, que figura entre os 100 rotarianos mais famosos do mundo?

 O tubaronense Willy Alfredo Zumblick nasceu em 26 de setembro de 1913 na cidade de Tubarão/SC. Pintor, escultor, relojoeiro e óptico, ficou conhecido mundialmente por sua extensa e inigualável obra artística.

Autodidata, suas obras abordaram, em sua maioria, os aspectos históricos e sociais da gente de sua região. Muitos registros de fatos históricos encontram-se na coleção de obras do artista; fatos como a enchente da cidade de Tubarão do ano de 1974, a Guerra do Contestado, a saga de Anita Garibaldi e o caminho dos tropeiros, foram motivos que o inspiraram durante sua vida.

Valorizava as coisas simples, seu trabalho conta com inúmeros retratos de pessoas e personagens comuns, o caboclo, os índios, os festeiros das pequenas comunidades, o boi de mamão, os foliões do carnaval. Estes personagens populares foram desenhados com pinceladas firmes e ao mesmo tempo suaves, fartas em tintas e cores; ele brincava com a luz e com a sombra como se vertessem do seu âmago. Foi um pintor figurativo, retratista e impressionista e escolheu retratar o amor  pela nossaterra.

Em 1937, Willy casou-se com Célia Sá. O casal teve cinco filhos: Carlos, Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus Geraldo. Além da pintura, Willy deu continuidade à relojoaria que foi de seus pais.

Em 1939 aos 26 anos, Willy fez sua primeira exposição individual, em Tubarão. Com o sucesso da mostra, o artista foi convidado a expor no Cine Rex, em Florianópolis. Logo em seguida surgiram novos convites e a arte de Zumblick ganhou o país e o mundo. Em 1946, ele alugou um salão na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, e expôs 60 telas. Em seu currículo contam 80 exposições individuais e coletivas.

Willy Alfredo Zumblick, foi membro honorário do Rotary Club de Tubarão, agraciado com o título de um dos 100 rotarianos mais famosos.

Em setembro de 2000 Willy Zumblick presenciou a inauguração do museu no coração da cidade de Tubarão que leva o seu nome e resguarda mais de 72 pinturas suas, 8 esculturas e alguns objetos de uso profissional; é um espaço de exposição permanente aberto à visitação.

Em 2001 foi eleito um dos 20 catarinenses que marcaram o Século 20.

Willy Zumblick faleceu no ano de 2008 em Tubarão/SC, aos 94 anos depois de ter trabalhado por mais de 75 anos pela arte e cultura e após ter construído um patrimônio histórico cultural para toda a região de valor inestimável. Deixou um legado imensurável de telas e esculturas; acredita-se que mais de 5.000 obras tenham sido criadas por este artista. Morreu o mito, mas sua obra será eterna.


16 de Setembro de 2023

Fonte: Guia das Artes

Fotos

Localizar site dos clubes