Abelhas na Escola

por Rotary Club de Joinville-Manchester

Em 22 de março de 2023 comemoramos a entrega do projeto Abelhas na Escola, inaugurando o meliponário do Centro de Educação Infantil Mundo Azul.

Fruto de Subsídio Distrital da Fundação Rotária, o espaço foi instalado na instituição para a criação de abelhas sem ferrão, objetivando estimular e cultivar a consciência ambiental nos alunos, além de despertar a comunidade local para o potencial econômico e sustentável da meliponicultora abrindo a escola e trazendo os moradores da região para conhecer o projeto e participar ativamente do manejo das abelhas.

A ideia que conquistou o clube surgiu após conversas nas salas de aula e entre o corpo docente e a Associação de Pais e Professores nas quais observou-se a necessidade de explorar e desenvolver de maneira mais profunda a responsabilidade ambiental nos estudantes e na comunidade em geral.

Nem todos conhecem o papel de destaque das abelhas na manutenção da vida no planeta: são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.

Proteger as abelhas significa proteger as gerações futuras. Por isso, promover práticas educacionais em prol da sua preservação, fomentando a oportunidade de trabalhar com os alunos a importância desses insetos, ameaçados pela ação humana, é enriquecedor para todos os envolvidos.

E esse é apenas o começo.

Idealizado para a criação de três caixas de abelhas Mandaçaia, o meliponário recebeu o apoio de apicultores e meliponicultores experientes da região e já conta com quatro caixas de abelhas das espécies Mandaçaia, Mirim Droryana e Mirim Guaçu.

O projeto Abelhas na Escola faz parte de uma iniciativa maior chamada "nucleação". Trata-se da junção de várias pequenas ações realizadas em parceria entre o Centro de Educação Infantil Mundo Azul e a Escola Municipal Paul Harris, localizados no bairro São Marcos, em Joinville, objetivando a inserção dos alunos da educação infantil na projeção e preparação para a escola de educação básica e para os alunos desta trabalharem a coletividade.

Juntas, as duas instituições somam aproximadamente setecentos e trinta estudantes entre quatro e quatorze anos.

 

Fotos

Localizar site dos clubes