Enxergando o Futuro

por Rotary Club de Joinville-Manchester

Alunos da Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin recebem atendimento com optometrista e óculos de grau gratuitamente no Projeto Enxergando o Futuro

A Secretaria de Educação de Joinville ampliou os testes de acuidade visual realizados nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas da Rede Pública Municipal para contemplar 47 mil crianças e adolescentes em 2022. O número representa um aumento de quase 90% em relação aos alunos que eram atendidos anualmente, em uma busca para recuperar as perdas no atendimento durante o período de ensino 100% remoto, quando não foi possível realizar os testes de forma contínua.

Para avaliar a saúde ocular dos alunos, os servidores das unidades escolares (capacitados em uma formação realizada por meio de uma parceria do Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Educação, com a Secretaria da Saúde e o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, por meio do oftalmologista Renan Ferreira de Oliveira) realizam testes de acuidade visual identificando estudantes com possíveis problemas oftalmológicos. Quando o aluno apresenta alteração no resultado, a direção da unidade escolar entra em contato com os familiares ou responsáveis para orientar sobre a necessidade de consulta com especialista.

Caso os familiares necessitem que a consulta seja realizada pelo Sistema Público de Saúde, o pedido de agendamento é encaminhado com aviso de prioridade pela direção da unidade por meio do sistema interno da Secretaria de Saúde de Joinville.

Nesse cenário, importante observar que segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 30% das crianças e adolescentes com idade entre 6 a 14 anos se evadem da escola por não enxergarem ou não ouvirem satisfatoriamente.

Na capacitação realizada com os orientadores, alguns dados apresentados pelo Dr. Renan Ferreira de Oliveira chamam a atenção:

  • Aproximadamente 20% das crianças têm algum problema visual.
  • 80% do que é ensinado em sala de aula é apresentado visualmente.
  • 60% das dificuldades de aprendizado estão relacionadas à visão.
  • A pandemia da Covid-19 fez triplicar a incidência de miopia na faixa etária de 6 a 8 anos.
  • 60% das causas de cegueira infantil são evitáveis ou tratáveis.
  • Problemas visuais podem causar: desinteresse na aula, dor de cabeça, baixo rendimento escolar, performance ruim nas atividades esportivas, problemas de baixa autoestima e falta de confiança.
  • O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de evasão escolar.

Diante dos dados apresentados, visando diminuir o caminho a ser percorrido pelas famílias e garantir acesso célere a uma avaliação mais precisa sobre possíveis problemas oftalmológicos, a direção da Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, em parceria com o Rotary Club de Joinville Manchester e com a Super Ótica São José, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma campanha durante o mês de novembro de 2022 para atendimento dos 121 estudantes que apresentaram alteração no resultado do teste de acuidade visual realizado na referida unidade no período de maio a julho.

Nos dias 5, 12 e 26 de novembro, 82 alunos foram atendidos e 55 deles apresentaram problemas passíveis de correção com óculos, recebendo lentes e armações gratuitamente. 11 estudantes foram encaminhados para atendimento especializado.

Enxergar bem é pré-requisito para um bom aprendizado, além de impactar diretamente no desenvolvimento físico e psicológico de crianças e adolescentes.

Assim, certos da importância da ação realizada, agradecemos a participação de todos os envolvidos, em especial ao apoio da Super Ótica São José, fundamental para que o projeto ganhasse asas e causasse impacto extremamente significativo na vida das dezenas de alunos atendidos.

 

Fotos

Localizar site dos clubes