47 anos da enchente de Tubarão

por Rotaract Club de Tubarão

Hoje completa 47 anos da enchente que assolou nossa cidade Azul em 1974 e foi a maior enchente registrada no século xx. 

Uma multidão espreitava nas margens do rio, que via seu nível subir rapidamente. Por volta das 18 horas a ponte pênsil foi tragada, e a partir daquele momento as águas invadiram o centro comercial.

O bairro Oficinas e a margem esquerda foram tomados pela água, em níveis variando de 20 centímetros a 1 metro.

No dia 24 de março os bairros continuavam alagados, mas o nível do rio estava estabilizado. No fim da tarde a chuva voltou com a mesma intensidade da noite anterior.

A noite de domingo foi dramática para os moradores das áreas pouco inundadas na noite de sábado, que sentiram repentinamente a água invadindo suas casas e crescendo com forte correnteza.

O bairro Oficinas e a margem esquerda

No dia 24 de março os bairros continuavam alagados, mas o nível do rio estava estabilizado. No fim da tarde a chuva voltou com a mesma intensidade da noite anterior. A noite de domingo foi dramática para os moradores das áreas pouco inundadas na noite de sábado, que sentiram repentinamente a água invadindo suas casas e crescendo com forte correnteza. foram tomados pela água, em níveis variando de 20 centímetros a 1 metro.

Muitos dormiam e acordaram com os pés na água. Muitos subiram para o forro da casa, e deste para o telhado. Alguns, na tentativa de se salvar, morreram, e outros foram levados junto com sua casa. Às 9 horas a energia elétrica foi interrompida, os telefones já estavam mudos. A cidade ficou sem comunicação, isolada.

Ao clarear do dia de segunda-feira a chuva continuava intensa. Um único helicóptero fazia o trabalho de salvamento. Sobrevoava as casas, cujos telhados apareciam, e nos quais se agitavam, desesperadamente, panos de todas as cores.

Entre as informações desencontradas, oficialmente são registradas 199 mortes. Não existe uma lista oficial com a identificação dos mortos. No Arquivo Público e Histórico Amadio Vettoretti estão depositados os registros de 58 certidões de óbitos decorrentes da enchente.

Nas palavras do prefeito da época, o médico Irmoto Feuerschuette, "a enchente de Tubarão deixou 60 mil desabrigados e 3 mil casas destruídas. Por 3 dias, 90% da cidade ficou submersa."

Nesta data deixamos nossa homenagem às famílias que perderam algum ente querido, bem como aos policiais, bombeiros e soldados do exército que auxiliaram nas buscas e na reconstrução da cidade.

Localizar site dos clubes